Gabinete de Avaliação Educacional Portal da Educação
DESTAQUES EXAMES E PROVAS FORMAÇÃO PROJETOS

Provas de Expressão Oral

O projeto “Provas de Expressão Oral” para o Ensino Secundário iniciou-se em 2004/2005, integrado no projeto de Avaliação Externa da Comunicação Oral.

O projeto de Avaliação da Comunicação Oral em Língua Estrangeira tem como principal objetivo preparar os docentes de língua estrangeira para a avaliação da expressão oral em condições de fiabilidade, designadamente através do desenvolvimento de competências para a elaboração de guiões de provas orais estandardizadas e da familiarização com procedimentos a observar na sua aplicação. O reconhecimento da importância da oralidade no processo de ensino-aprendizagem encontra-se bem evidenciado na instituição de momentos formais de avaliação da componente da oralidade nas disciplinas de línguas estrangeiras, correspondente a um peso de 30% (Portaria n.º 1322/2007, de 4 de outubro).

O GAVE ministrou, entre 2006 e 2009, um conjunto de ações de formação nesta área, no âmbito das quais foram construídos guiões de provas de expressão oral das disciplinas de língua estrangeira de Inglês, Alemão, Francês e Espanhol. Estes guiões, elaborados pelos formandos e validados pelo GAVE, assim como os procedimentos para a sua aplicação, são agora disponibilizados a todos os docentes, podendo ser consultadas aqui as principais conclusões e recomendações desta experiência.

Este projeto é tributário dos resultados do trabalho que foi sendo desenvolvido no GAVE desde 1998, tendo consistido, numa primeira fase, na construção e experimentação de instrumentos de avaliação externa para a compreensão oral e, numa segunda fase, que decorreu entre 2004 e 2006, na conceção e experimentação de modelos de provas de expressão oral para o ensino secundário. 

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas constitui um dos principais documentos orientadores deste projeto, nomeadamente no que respeita à elaboração de categorias e descritores de níveis de desempenho.

Recomenda-se a leitura dos seguintes documentos, uma vez que são imprescindíveis para uma correta aplicação dos guiões das provas:

 

  • Modelo de prova e procedimentos para aplicação de guiões [pdf]

 

  • Descritores de nível e grelhas de classificação:

Nível de Iniciação, Alemão e Espanhol, 11.º ano (bienal) [pdf]

Nível de Iniciação, Alemão e Espanhol, 12.º ano (trienal) [pdf]

Nível de Continuação, Francês e Inglês, 11.º ano (bienal) [pdf]

Nível de Continuação, Francês e Inglês, 12.º ano (trienal) [pdf]  

 

Guiões de provas